segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Quais óleos devo usar em meu possante antigo?



Bom Galera, tenho visto que alguns leitores possuem problemas na hora de escolher que tipo
de óleo utilizar em seu motor. Bom, o que eu digo é o seguinte, "nunca vá pelo que o frentista do posto ou atendente da casa de óleo ou auto center diz a você, nos 90% das vezes eles empurram óleo mais fino pois são óleos "mais caros" porém feitos para motores mais modernos e não de
possantes antigos como os nossos, sendo assim agora você se pergunta! Então Dan, o que é
óleo fino?

Bom, óleo fino ou grosso possuem suas especificações, como por exemplo óleo grosso 25/60w ou mais fino 20/40w, os óleos funcionam da seguinte forma, os mais finos, quando o motor esquenta e chega em sua temperatura normal de funcionamento, o óleo fica mais fino e quando o motor do carro é novo "de fábrica" o óleo flui perfeitamente e sem muito atrito, não causando nenhum problema, porém os óleos grossos funcionam da seguinte maneira, quando o motor esquenta o óleo esquenta junto, porém não afina tanto e nos motores mais antigos é completamente comum, possuirem fissuras ou locais mais desgastados na qual o óleo fino não consegue aderir ao esquentar, causando barulho ou até queimando óleo, agora já no óleo grosso isso não ocorre, ele consegue ficar nas fissuras e tudo mais, não deixando o motor queimar óleo ou ficar fazendo barulhos.

Sendo assim, você comprou seu possante antigo? Faça o seguinte, vá na casa de óleo ou posto de gasolina e peça para trocar óleo e filtro, sendo que você irá dizer, quero um óleo 25/60w, os vendedores costumam dizer "nossa, porque um óleo tão grosso?" dai você responde, "pois meu carro é antigo e não sei quanto na realidade esse motor já rodou" e ponto rs, pois ai lhe pergunto, que óleo o pessoal usa nos motores turbo ou de competição em autodromos ou ruas? Sim, o meu adorado rs o óleo 25/60w pois o motor trabalha redondinho, não aquece com facilidade!

Porém caso você tenha mandado fazer o motor "por completo", parte de baixo e parte de cima, pode utilizar o óleo 20/50w sem maiores problemas durante umas 5 trocas de óleo, dai então poderá começar a utilizar o 25/60w sem problemas.

Bom, agora irei falar um pouco sobre "aditivos de óleo", qual o papel destes aditivos?

O seu papel é cuidar para que seu motor não seja desgastado irregularmente causando sua quebra prematura, bom, recomendo apenas 3 aditivos, são eles o Molycoite, Militec e Prolonga.

 


O Molykoite é meu preferido, mas porque?

Esse aditivo de óleo esta no mercado a 50 anos, muitos preparadores de motores que correm em interlagos utilizam esse aditivo, além de ser muito mais barato que o Militec, funciona melhor e é aprovado cientificamente conforme informa o fabricante, eu mesmo utilizo em meu opala e percebi que os barulhos como tec tec que o motor fazia, que são normais de opala, sumiram! E o melhor de tudo, ele não interfere no nivel de óleo de seu motor, caso vc troque o óleo, e por exemplo você coloca 3 litros de óleo, pode colocar as 162g que vem no frasco do molycoite que ele não irá fazer com que o óleo de seu motor suba pois ele irá grudar nas partes metalicas do motor internamente para total proteção do motor. E você só precisa adicionar um frasco de molycoite a cada duas trocas de óleo pois o aditivo é tão bom que não sai do motor na primeira troca de óleo.

 


O Militec, porque não utilizo?

Conheço pessoas que utilizam e gostam, porém não utilizo primeiramente pois é carissimo e a cada troca de óleo o aditivo vai embora e você precisar colocar mais um frasco de Militec. Sendo que o molycoite você gasta 20 reais o frasco, o do Militec é 60 reais um frasco e não tem os anos de mercado que o Molycoite tem, sendo assim, é um produto importado e por isso é bemmm mais caro, sendo assim, utilizo o molycoite e assino embaixo!




O Prolonga?

Bom, o prolonga eu já utilizei algumas vezes, meu pai utilizava sempre, é um aditivo/óleo muito bom, porém somente em casos extremos, pois o prolonga aumenta o nivel de óleo do motor, sendo que se seu motor possuir 3 litros de óleo, você poe apenas 2,5 litros de oleo normal de sua preferencia mais os 500ml do frasco do prolonga e também a cada troca de oleo você tem que colocar um frasco. Ele serve basicamente para motores muito cansados que estejam queimando um pouco de óleo e vazando pelo carter, sendo assim, caso seu motor esteja "abrindo o bico", utilize o prolonga para que ele dure mais algum tempo e você consiga juntar grana para mandar para a retifica!

Bom galera, é isso, espero que estejam gostando!

Abraços

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