segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Época de frio, cuidado dobrado!

Pois é pessoal, em época de frio, devemos ter um cuidado redobrado com nossos antigos.

Sendo assim, dou algumas pequenas dicas para facilitar o cuidado e evitar depois que uma manutenção desnecessária seja feita, gastando assim, dinheiro a toa.

Bom, no frio, primeiramente, a partida de nossos possantes antigos ficam muito mais difíceis, sendo assim, caso você não utilize seu antigo diariamente, será necessário dar partida no possante pelo menos 4x na semana.

1º passo:

Ao dar a partida, muitas vezes percebemos que a bateria fica mais fraca ou a partida fique mais pesada, o que devemos fazer?

- Sempre tenha tinner ou WD 40 a mãos, jogue um pouco, digo mesmo um pouco, de tinner no carburador, depois acione a embreagem, aperte o acelerador 3x e de a partida, caso o carro não pegue depois de umas 4 partidas, jogue um pouco de WD no carburador e o possante deverá pegar.
Deixe ele ligado por volta de uns 15/20 minutos para o motor esquentar e dar uma carregada na bateria, isso irá manter o carburador limpo e sem acúmulos de sujeira dificultando a partida.

2 º passo:

Verifique sempre antes de sair os pneus, pois no frio, os pneus tendem a baixar sua pressão. Não importa se está frio ou calor, os pneus devem ser verificado uma vez por semana, incluindo o estepe. Os pneus mantidos na pressão correta evitam desgastes de peças e possibilitam a economia de combustível.

3º passo:

Cabos de veja e tampa do distribuidor, em épocas de frio, costuma acumular umidade nessas peças, sendo assim, mantenha eles sempre limpos e novos, o ideal é a cada 6 meses ser feita a troca dessas peças, e ao verificar que ao acelerar o motor dá uma falhada, pode ser que está na hora de trocar cabos de vela, tampa do distribuidor e velas.
Tenha sempre a mãos um pano limpo e WD 40, em épocas de frio devemos fazer a limpeza desses componentes uma vez por semana.
Primeiramente veja a posição dos cabos de vela e não saia tirando pois depois para achar a posição correta, será difícil, então tire um de cada vez e faça a limpeza, ponha de volta no lugar e faça a limpeza do outro e assim por diante. A limpeza é fácil, devemos remover a ponta de um dos cabos de vela, aplicar WD e limpar com um pano seco e limpo, após fazer isso em todos os cabos, solte a tampa do distribuidor com os cabos presos nela mesmo, aplique WD na tampa internamente, limpe muito bem com o WD.
Pronto, isso irá manter esses componentes longe da umidade e facilitando assim também sua partida.

4º passo:

Lavagem, bom eu sou conta lavar carros antigos, porém caso você goste de bater uma água no carro ou levar no lava rápido, seque tudo muito bem, pois no frio a agua leva mais tempo para evaporar e assim, se acumulando em lugares de difícil acesso, causando assim, ferrugem. Então, se o carro estiver apenas com poeira ao algo parecido, passe um espanador e depois um paninho com cera liquida conforme expliquei em outro tópico.

5º passo:

Se o seu possante dormir a céu aberto, pela manha, passe sempre um paninho para tirar o orvalho da noite, que poderá causar manchas na pintura e dificultar a utilização dos limpadores de parabrisa nos vidros, sendo assim, aplique uma vez por semana no frio um pouco de silicone liquido nas borrachas dos limpadores de parabrisa com uma esponja e depois passe um pano por cima para tirar o "grosso".

Bom, com esses passos, seu possante irá funcionar perfeitamente no frio e você não terá problemas na hora de seu tão esperado passeio.

Abraços,

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